Um laboratório particular positivou o exame nesta quarta-feira (11), depois do homem procurar hospital privado, passando em seguida ao isolamento domiciliar.
No entanto, segundo o protocolo e as orientações do Ministério da Saúde, somente após a confirmação pelos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado. O material já está sendo encaminhado para a contraprova nas respectivas unidades laboratoriais.
A Secretaria de Estado da Saúde reitera que está adotando todas as medidas preventivas e de retaguarda, inclusive com a rede pública hospitalar, com mais de 60 estabelecimentos em várias regiões, pronta para atender os casos que venham a ser confirmados.
CASOS DESCARTADOS
A Secretaria de Estado da Saúde descartou sete casos de coronavírus nesta quarta-feira (11). Os suspeitos eram de Cascavel (2), Curitiba (3) e Londrina (2). A pasta também adicionou sete outros suspeitos em: Cascavel (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (1) e Guarapuava (1). Ao todo o Paraná possui 49 suspeitos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quarta-feira (11), pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias. Pandemia é o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.