Após um longo período em casa na companhia de seus pets durante a quarentena, a maioria das pessoas pretende levar seus fiéis companheiros nas viagens pós-pandemia, segundo uma pesquisa realizada pela Hoteis.com. Mas, algumas observações devem ser feitas na hora de levar o seu bichinho para viajar, especialmente se for de avião.
No Brasil, as regras para levar o seu pet na cabine varia de acordo com a companhia aérea escolhida. Enquanto a LATAM permite o transporte de animais com até 10kg, a Azul permite até 5kg, por exemplo. Animais maiores que isso, devem ir nos compartimentos inferiores da aeronave.
Ainda de acordo com a pesquisa da Hoteis.com, cerca de um terço dos entrevistados afirmou que teve um aumento na sensação de estresse por terem que se afastar ou separar do seu pet após a quarentena. Em resposta a este comportamento, houve um aumento de 300% na procura por hotéis pet friendly.
Alguns documentos, como o Formulário de Solicitação para Transporte de Animais, atestado sanitário e carteira de vacinação também devem ser apresentados. Para o bem-estar do seu pet, certifique-se de que a caixa transporte seja do tamanho certo, de forma que o bichinho fique o mais confortável possível, garantindo a ventilação adequada e a disponibilidade de água. Cuidado redobrado com raças braquicefálicas, como pugs, bulldogs, shih tzus e alguns sem raça definida, que costumam ter dificuldades respiratórias.