Segundo o diretor Eraldo de Melo da empresa de serviços gerais Conservar, o uso doméstico do álcool no Brasil é considerado um dos maiores do mundo. "Muitos escritórios e residências utilizam álcool como agente de limpeza. O uso desse produto em contato com fórmicas, borracha, acrílico, cola e superfícies de componentes eletrônicos, por exemplo, o álcool pode danificá-las. Em relação à saúde, o produto pode causar ressecamento da pele, se aplicado sem luvas, alergias são causadas devido à sensibilidade específica de cada pessoa, e é altamente inflamável, podendo provocar acidentes", explica.
Antes de usar qualquer tipo de produto, é necessário prestar atenção nas informações da embalagem para saber para que servem e onde podem ser usados de forma correta, sem correr o risco de danificar os objetos. O álcool em gel etílico em concentração 70% pode ser encontrado facilmente nos supermercados. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse álcool possui ação desinfetante intermediária. No entanto, o acondicionamento, a diluição e a aplicação limitam sua eficácia como desinfetante. A própria embalagem do álcool em gel nos orienta a deixar o produto em contato com a área a ser desinfetada por dez minutos.
O álcool evapora rapidamente, ele possui pouca ou nenhuma atividade residual em superfícies. Não basta passar rapidamente um paninho, é importante umedecer o pano ou aplicar diretamente o produto na superfície do objeto.
Opte pelo produto em gel, assim você poderá evitar acidentes domésticos. Faça sempre pequenos testes antes de aplicar qualquer produto, dependendo do material, o álcool pode manchar facilmente o objeto.