Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dança das ideologias

Janela partidária escancara força da direita na Câmara de Londrina

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha de Londrina
08 abr 2024 às 18:14
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A janela partidária terminou na última sexta-feira (5) e trouxe mudanças significativas na composição das bancadas da CML (Câmara Municipal de Londrina). Esse é o período em que os vereadores podem mudar de legenda sem correr risco de perder o mandato - e é um termômetro para as eleições municipais.


No total, dez dos 19 vereadores londrinenses migraram de agremiações nas últimas semanas. Santão e Giovani Mattos, que estavam no Podemos (após incorporação do PSC), foram para o PL e PSD, respectivamente. O vereador Nantes, ex-PP, migrou para o PL, assim como o ex-pedetista Roberto Fú. Mara Boca Aberta, que estava sem partido, se filiou ao Podemos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os vereadores Chavão, que estava no PRD (criado após fusão do PTB com o Patriota), e Lu Oliveira, ex-PL, foram para o Republicanos, do presidente da CML, Emanoel Gomes. O parlamentar Beto Cambará, que estava no Podemos, foi para o recém-criado PRD. Já o vereador Jairo Tamura, eleito pelo PL, se filiou ao União Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Esperado

Municípios onde Bolsonaro teve mais votos tiveram mais mortes na pandemia de Covid

Imagem de destaque
Entenda

Cármen Lúcia assume TSE com desafio de pacificar relação com Senado

Imagem de destaque
A curto prazo

Pauta ambiental vai fazer parte das eleições, mas deve ter poucos efeitos práticos

Imagem de destaque
Crowdfunding

Eleitor ainda não tem a cultura do financiamento coletivo, aponta especialista


O balanço da janela mostra que o PP, do prefeito Marcelo Belinati, se consolidou como o maior partido no Legislativo londrinense, com seis cadeiras: Fernando Madureira, Matheus Thum, Flávia Cabral, Jessicão, Dani Ziober e Eduardo Tominaga.

Publicidade


Em segundo lugar aparece o Republicanos, com quatro vereadores: Emanoel Gomes, Deivid Wisley, Lu Oliveira e Chavão. O PL termina com três cadeiras: Santão, Nantes e Roberto Fú.


Entre os partidos com um representante estão PSD (Giovani Mattos), PRD (Beto Cambará), União Brasil (Jairo Tamura), PSB (Sonia Gimenez), PT (Lenir de Assis) e Podemos (Mara Boca Aberta).

Publicidade


O advogado e cientista político Marcelos Fagundes Curti afirma que, no início desta legislatura (2021-2024), os partidos considerados de centro-esquerda e centro-direita ocupavam o maior número de cadeiras, o que revelava um perfil “relativamente conservador” do eleitor londrinense.


“Considerando as mudanças partidárias ocorridas no decorrer da legislatura e, agora, mais recentemente, em decorrência da janela partidária, o espectro ideológico dos partidos que compõem a CML sofreu uma leve inclinação mais à direita. Os partidos de centro perderam espaço”, avalia.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Janela partidária evidencia ‘guinada à direita’ da Câmara de Londrina
A janela partidária em Londrina trouxe mudanças significativas na composição da Câmara Municipal. Saiba quais partidos ganharam e perderam força e as possíveis consequências para as eleições municipais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade