Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

PF prende em SP grupo suspeito de trocar malas em aeroporto para traficar drogas

Folhapress
24 abr 2024 às 15:58
- Jonathan Campos/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão temporária, além de sete de busca e apreensão, em São Paulo e Guarulhos na manhã desta quarta-feira (24). O grupo, de acordo com a corporação, é suspeito de trocar de etiquetas em aeroportos, substituindo a bagagem de viajantes por malas com drogas.

Os policiais chegaram até o grupo após uma apreensão de 21 quilos de cocaína em fevereiro, no aeroporto de Brasília. O destino da droga, naquela ocasião, seria para Joanesburgo, na África do Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal não divulgou o nome dos quatro suspeitos detidos em São Paulo e Guarulhos, mas afirmou que são funcionários que atuam na etiquetagem e movimentação de bagagens, a partir do check-in. Além deles, uma mulher, que foi vista entregando a mala com drogas, também faz parte do grupo preso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Flagrante

Mulher é presa em Maringá ao receber R$ 500 em notas falsas pelos Correios

Imagem de destaque
Norte do PR

PRF usa 'cama de faquir' para apreender caminhonete com mais de meio quilo de maconha

Imagem de destaque
Três mortos e doze feridos

Três são indiciados por queda de laje em supermercado no litoral do Paraná

Imagem de destaque
Em Campinas

Jô deixa cadeia após noite de prisão por atraso em pensão

Já os sete mandados, de acordo com a PF, envolvem outros funcionários e um motorista de aplicativo.

Publicidade
Imagem
Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer
Após a morte do cão Joca, um golden retriever enviado para o aeroporto errado, a Gol Linhas Aéreas suspendeu por 30 dias a venda do serviço e o transporte de cães e gatos nos porões de aeronaves.


Essa modalidade de crime ficou bastante conhecida em março de 2023, depois que duas brasileiras, Kátyna Baía e Jeanne Paolini, foram detidas no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, sob a acusação de levar 40 kg de cocaína divididos em duas bagagens.

O caso virou alvo da Operação Iraúna, da Polícia Federal em Goiás, que prendeu seis suspeitos de participarem do esquema que muda a identificação de malas para enviar drogas ao exterior.

Publicidade

Segundo a Polícia Federal de Goiás, as malas de Kátyna e Jeanne foram conferidas e separadas da esteira, em uma área restrita, por dois funcionários. Eles retiraram a identificação, deixando apenas uma etiqueta com o peso das bagagens.

Na área de bagagens de viagens internacionais, um funcionário colocou as etiquetas das malas de Kátyna e Jeanne nas bagagens com drogas, aproveitando-se de um ponto cego nas câmeras. Todas as malas seguiram no voo para a Alemanha.

Duas mulheres chegaram ao aeroporto e entregaram as malas com cocaína a uma funcionária de uma companhia aérea em um dos guichês, que admitiu fazer parte do esquema.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade