Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Avicultura

Em liderança folgada, Paraná abate 34% dos frangos no Brasil

Lucas Catanho - Especial para a Folha
28 abr 2024 às 12:30
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná foi responsável por abater mais de um terço dos frangos de corte em todo o Brasil em 2023, volume que representa 34,3% de participação nacional e ampla liderança entre os outros estados brasileiros. 


O destaque é produto de levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O médico veterinário Roberto de Andrade Silva, técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) – órgão da Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) –, destaca que alguns fatores explicam a ampla participação do território paranaense no abate de frangos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Vacina Spikevax

Com nova vacina da Covid-19, Paraná esclarece quem deve receber o imunizante

Imagem de destaque
Aumento de 7%

Mortes e lesões aumentam em acidentes no Paraná em 2024, segundo PRF

Imagem de destaque
Ajude se puder!

Maringá prorroga inscrições para casamento comunitário até sexta

Imagem de destaque
Antigo Londriville

Cambé promove mutirão de serviços no Cambéville neste sábado


“Aqui no Paraná temos um cooperativismo forte, além de grandes agroindústrias, como JBS e BRF, que não têm dificuldades com a aquisição de milho e soja”, pontua. Os grãos são as principais matérias-primas para alimentação do plantel.

Publicidade


Segundo o IBGE, o estado registrou um crescimento no abate de 5,5% em 2023 em relação ao ano anterior. O desempenho dos mercados interno e externo puxaram essa alta. 


“Todo ano cresce o consumo per capita de frango no Brasil. Além disso, o Paraná é o primeiro produtor e o maior exportador de aves. E sempre há espaço para crescimento, mas na dependência dos mercados interno e externo”, acrescenta.

Publicidade


SINDIAVIPAR


Ao final de 2023, o Mapa da Avicultura Comercial no que se refere à produção paranaense apontava 17.259 aviários em 7.190 propriedades rurais, presentes em 329 dos 399 municípios do Paraná. 


“No que se refere ao plantel avícola comercial, a produção ocorre por sistema de integração. No Paraná é insignificante a produção independente”, destaca Roberto Kaefer, presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná).


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Com liderança folgada, Paraná abate 34% dos frangos no Brasil
Descubra por que o Paraná lidera o abate de frangos no Brasil, os desafios enfrentados na avicultura local e as perspectivas de crescimento. Conheça a realidade dos produtores e as estratégias adotadas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade